terça-feira, 31 de maio de 2011

PROJETO HORTA ESCOLAR

1 APRESENTAÇÃO

O projeto Horta Escola, tem como finalidade colocar o aluno em contato com a terra, permitindo a interatividade da ação educacional na relação direta com o fazer cultural e com as práticas de cultivo. Podendo ser utilizada para transmitir conhecimentos de Matemática e Ciências, além de desenvolver a consciência da importância do desenvolvimento sustentável.
Nesse sentido, o projeto prevê oferecer subsídios técnicos para que os alunos juntamente com os professores e demais membros da comunidade escolar possam desenvolver a primeira etapa do projeto, que consiste no início das atividades da horta, incluindo a limpeza e preparação dos canteiros e a produção e transplante de mudas de hortaliças.

2  PROBLEMA

2.1 Abordagem do problema


Com o avanço tecnológico o homem transformou o ambiente, conseguiu mudar o mundo e melhorar suas condições de vida. Porém, trouxe com esse progresso grandes implicações para a humanidade. Vivemos em um ambiente com grande número de doenças provenientes dos diversos tipos de poluição, de um estilo de vida longe do contato com a natureza e da alimentação inadequada.
Para que a população tenha uma melhor qualidade de vida, com menos riscos à saúde, é de fundamental importância que ela esteja bem informada e tenha conhecimentos suficientes para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada e segura. Sendo assim, é de extrema  importância aproximar os alunos do  ensino fundamental das atividades da horticultura.

3 JUSTIFICATIVA

As pessoas estão cada vez mais afastadas do contato com a natureza, particularmente as crianças, que vão ao longo do tempo perdendo o contato com a terra, animais e plantas, com isso, a cultura e o conhecimento em relação ao plantio de hortaliças vão aos poucos se perdendo
A educação como sempre, terá papel fundamental nesse processo, visando a formação de cidadãos conscientes e aptos para atuarem no meio em que estão inseridos, assumindo comportamentos e atitudes para uma melhor qualidade de vida.
O projeto se fará importante para o educando, pois o mesmo se verá como agente participante, através de atividades de plantio e cultivo dos alimentos. Além disso, é na infância e na adolescência que ocorre a formação da maioria dos hábitos de uma pessoa e se o trabalho for centralizado em crianças e jovens e forem oferecidos conhecimentos e condições para melhorar seus hábitos atuais, os respectivos educandos estarão bem preparados para cuidar de si, do ambiente e dos recursos nele disponíveis, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida para a população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário